sexta-feira, 24 de abril de 2015

Modelagem Matemática

Segundo, Bassanezi ( 2002): “ A modelagem matemática consiste essencialmente na arte de transformar problemas da realidade e resolve-los, interpretando suas soluções na linguagem do mundo real.” ( Apud Arthur Gonçalves, p. 2)
            A modelagem permite a matemática uma aplicação em situações do cotidiano, fazendo um papel importante no processo de escolarização do individuo, pois permite uma aprendizagem significativa.
            De acordo com  Arthur Gonçalves e Adilson ( ):

“ (..) a modelagem matemática é indicada para tentar superar a crise no ensino, pois é capaz de responder a pergunta que tanto atrapalha o processo de ensino de matemática; Porque tenho que aprender isso? Apresentando uma forma de construção de conhecimento que flui de maneira natural e não por  imposição, facilitando o entendimento e as relações com o cotidiano do aluno.” (p. 11)

            Assim, a modelagem como método de ensino, proporciona ao aluno, ao professor, uma aprendizagem mais significativa e motivadora, pois possibilita o aprendizado de conteúdos matemáticos interligados aos de outras ciências, propiciando assim uma atitude interdisciplinar frente ao ensino/aprendizagem de matemática. Ela pode ser entendida como uma tendência que viabiliza a interação da matemática com a realidade, além de uma abordagem de um problema aparentemente não matemático por meio da matemática onde em que são usadas como estratégia as hipóteses aumentando assim a capacidade de investigação do aluno em relação ao assunto trabalhado, tornando-o mais crítico e independente.
            Acreditamos que só é possível um grande aproveitamento do conhecimento matemático adquirido pelo aluno, quando este, está ligado inteiramente a uma prática construída dentro de um contexto social e que reflete no aluno como um cidadão capaz de torná-la indispensável e coerente a suas idéias.

            A modelagem  oferece  algumas  contribuições , entre elas, é a interação do indivíduo na sociedade em que ele vive, podendo, visualizar melhor a realidade que o cerca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário