domingo, 12 de abril de 2015

Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)

Atualmente estou desenvolvendo uma pesquisa juntamente com meu orientador Rogério, no programa do Mestrado Profissional no Ensino de Ciências e Matemática no IFSP-SP a pesquisa teve inicio em 08/2014.
Abordaremos aqui a metodologia que utilizaremos em nosso trabalho o PBL.


A aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é uma metodologia de ensino aprendizagem que utiliza problemas coerentes para com a futura atuação dos alunos como profissionais e cidadãos para iniciar e, enfocar e motivar a aprendizagem dos conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais objetivados.
A aprendizagem não pode ser vista como um processo de recepção passiva e acumulação de informações, mas como construção de conhecimento. Por acreditarmos que a aprendizagem baseada em problemas (PBL) proporciona aos alunos a construção de seus conhecimentos resolvemos utilizá-la em nossa pesquisa.
            De acordo com Filho e Ribeiro(2008):


“ O PBL, como outros métodos construtivistas, está pautado no pressuposto de que o conhecimento de pesquisas educacionais, especialmente na área da psicologia cognitiva, que indicam que o trabalho dos alunos com a vida real, particularmente em grupos, favorece a aprendizagem.”   (Pág 24)


Nessa metodologia os alunos são divididos por pequenos grupos mediados por um tutor afim de facilitar a aprendizagem dos alunos, é proposto um problema, os alunos discutem com os demais integrantes dos grupos, tem a socialização com os outros grupos e só após o tutor apresenta alguns conceitos que podem ser útil para a solução.
É uma metodologia centrada no aluno, propiciando ao mesmo a construção do conhecimento pelo individuo e por suas relações sociais com o meio.




Nenhum comentário:

Postar um comentário