terça-feira, 2 de julho de 2013

Superlogo

Ambiente SuperLogo


Possui um plano coordenado sem eixos desenhados e uma tartaruga gráfica no centro da tela,

na posição (0,0). Deve-se emitir comandos que façam com que a tartaruga ande e gire, permitindo

assim a construção de formas e figuras geométricas. O plano coordenado do SuperLogo tem

dimensões de 1.000 passos na horizontal por 1.000 passos na vertical sendo que a tartaruga, ao chegar

a um dos extremos do plano, passa automaticamente ao outro extremo, tanto na horizontal quanto na

vertical.

Comandos para movimentar a tartaruga


Andar para frente

parafrente ou pf



Faz com que a tartaruga ande para frente (no sentido que ela estiver apontando) o número de passos

digitado ().



Andar para trás

paratrás ou pt



Faz com que a tartaruga ande para trás (no sentido oposto que ela estiver apontando) o número de

passos digitado ().



Virar para a direita

paradireita ou pd

Gira a tartaruga para a direita o número de graus ().



Virar para a esquerda

paraesquerda ou pe

Gira a tartaruga para a esquerda o número de graus ().

Exemplo: Desenhe um quadrado de lado 100.



Pode ser feito de várias maneiras, segue dois exemplos usando os comandos acima.

1. pf 100 2. pt 100



pd 90 pe 90

pf 100 pt 100

pd 90 pe 90

pf 100 pt 100

pd 90 pe 90

pf 100 pt 100

Os comandos também podem vir todos de uma só vez, separados por espaços:

pf 100 pd 90 pf 100 pd 90 pf 100 pd 90 pf 100 pd 90.

Apagar a tela

tartaruga ou tat



Apaga a tela e coloca a tartaruga na posição inicial. Posição (0,0) e direção norte.

Exemplo: tat

Arcos

arco ângulo raio



Desenha um arco com ângulo e raio digitados.

Exemplos: arco 360 100 (forma uma circunferência de raio 100)

arco 60 150 (forma um arco de circunferência de 60º com raio 150)

Circunferência

circunferência raio



Desenha uma circunferência com o raio digitado.

Exemplos: circunferência 50

circunferência 100

Sem lápis: a tartaruga passa a andar sem desenhar

usenada ou un



A tartaruga anda sem deixar rastro.

Exemplo: un pf 100

Com lápis: a tartaruga volta a desenhar

uselápis ou ul



Coloca o lápis na tartaruga, ou seja, a tartaruga anda desenhando. Se a tartaruga não estiver

desenhando usamos este comando para ela voltar a desenhar.

Exemplo: ul pt 100

Borracha

useborracha ou ub



Coloca borracha na tartaruga que por onde passa apaga os traços.

Exemplo: pf 200

ub pt 100

Mudar a cor do lápis

mudecl nº



Muda a cor da linha traçada pela tartaruga.

Exemplo: mudecl 5 (roxo)



pf 100

Mudar coordenada

mudexy x y

Faz a tartaruga caminhar para o ponto de coordenadas (x,y). Mantém o ângulo da tartaruga.



Exemplo: pd 30 mudexy 100 50

Retornar ao centro

pc ou paracentro



Faz a tartaruga caminhar para a posição (0,0), com ângulo 0 (apontando para o norte).

Exemplo: pd 45 pf 100 pc

Mostrar a posição

esc posição ou esc pos



Mostra na janela de comandos a coordenada em que está a tartaruga.

Exemplos: pd 45 pf 100 esc pos (irá mostrar 70.710678 70.710678)



mudexy 50 70 esc pos

Mostrar direção (ângulo da tartaruga em relação à vertical)

esc direção ou



Mostra na janela de comandos o ângulo em que a tartaruga está posicionado (0 = norte).

Exemplo: pd 30 pf 100 pe 65 esc dç (irá mostrar 325 que é o ângulo medido a partir da direção




norte, no sentido horário)


Escrever

rotule [palavra] ou rotule []



Escreve caracteres na tela na tela.

Exemplos: rotule [superlogo]

tat pd 90 rotule [superlogo]

tat pd 90 mudecl 10 rotule [2006]

tat pd 30 pf 100 mudecl 0 rotule [O]

Comando repita


repita n [lista de comandos]



Executa n vezes os comandos contidos em lista.

Exemplos: repita 5 [pf 50 pd 90 pf 50 pe 90]

repita 4 [pf 90 pd 90]

repita 360 [pf 1 pd 1]

Comando espere


Provoca uma pausa antes de executar o próximo comando.

Exemplos: repita 5 [pf 50 pd 90 espere 40 pf 50 pe 90 espere 40]

repita 4 [pf 100 espere 40 pd 90 espere 40]

repita 20 [pf 10 espere 1]

repita 36 [pe 10 espere 1]

repita 360 [pf 1 pd 1 espere 1]

repita 4 [repita 10 [pf 10 espere 2] repita 9 [pd 10 espere 2]]

Preenchimento


mudecp nº



Muda a cor de preenchimento do objeto o qual a tartaruga está posicionada.

pinte


Preenche com a cor escolhida por “mudecp “ a região fechada onde se encontra a tartaruga.



Exemplos: repita 3 [pf 100 pd 120]

un pd 30 espere 20 pf 20 (entra no triângulo)

mudecp 13 (rosachoque)

pinte (muda cor do triângulo)

pf 100 (sai do triâgulo, fica na tela)

mudecp 9 (verdeágua)

pinte (muda a cor da tela)




Tabela de Cores

Número Cor correspondente Número Cor correspondente


0 Preto 8 Cinzaescuro

1 Azul 9 Verdeágua

2 Verde 10 Verdeclaro

3 Ciano 11 Cianoclaro

4 Vermelho 12 Verdeescuro

5 Roxo 13 Rosachoque

6 Marrom 14 Amarelo

7 Cinzaclaro 15 Branco
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Comando Aprenda


aprenda nome



Utilizado para criar um procedimento, uma rotina de comandos. É usado no modo Editor do

SuperLogo. Cria-se um nome, depois uma rotina e para executá-la devemos digitar na tela de

comandos seu nome e se for o caso enviar algum dado. Para editar um procedimento após sua criação

vá ao no ítem “Procedimento” do menu e acione a opção “Editar”. Neste modo pode-se também fazer

modificações no procedimento escolhido. Para que as modificações façam efeito, acione no ítem “Área

de Trabalho” a opção “Atualizar”.

Exemplos:

1. aprenda qua



repita 4 [pf 100 pd 90]

fim

2. aprenda quadrado :lado



repita 4 [pf :lado pd 90]

fim

Forma de execução: qua

quadrado 120

Atividade 2


Utilize procedimentos para criar as seguintes figuras:

Exemplo: Construindo um castelo



aprenda castelo

tat

pd 90

un pt 150 ul pf 300

pe 90 pf 160 pe 90

repita 2 [ pf 10 pe 90 pf 10 pd 90 pf 10 pd 90 pf 10 pe 90] pf 10 pe 90

pf 160 pt 120 pd 90

repita 9 [ pf 10 pd 90 pf 10 pe 90 pf 10 pe 90 pf 10 pd 90] pf 10 pd 90 pf 10 pe 90 pf 10

pe 90 pf 130 pt 160 pd 90

repita 2 [ pf 10 pe 90 pf 10 pd 90 pf 10 pd 90 pf 10 pe 90] pf 10 pe 90

pf 160

un mudexy -140 90

ul pd 180 repita 4 [ pf 30 pd 90]

un mudexy 110 90

ul repita 4 [ pf 30 pd 90]

un mudexy -40 0

ul pf 60 pd 90 pf 80 pd 90 pf 60

un pt 30

pd 90 pf 50 pd 90

fim

Pintando o castelo

aprenda corcastelo

un

mudexy -130 110 pd 180 mudecp 4 pinte pd 180 espere 30

mudexy 130 110 pd 180 mudecp 4 pinte pd 180 espere 30

mudexy -65 20 pd 180 mudecp 10 pinte pd 180 espere 30

mudexy 130 20 pd 180 mudecp 14 pinte pd 180 espere 30

mudexy -130 20 pd 180 mudecp 14 pinte pd 180 espere 30

mudexy 0 20 pd 180 mudecp 7 pinte pd 180 espere 30


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