domingo, 10 de junho de 2012

História da Matemática, um recurso a ser utilizado nas aulas de matemática

Pontos favoráveis:

- Oportunidade para o professor a História e a História da Matemática e assim trabalhar a sua disciplina por completo, suprindo a defasagem apresentada pelos cursos de graduação que não oferecem esse conteúdo.
- Incentivo à leitura e a pesquisa nas aulas de matemática, aproveitando os títulos existentes na biblioteca.
-Apresentação da matemática como criação humana, construída pela humanidade.
- Maior interesse dos alunos nas aulas de matemática.
- Diminuição da indisciplina na sala de aula.
- Maior índice de frequência nas aulas, contribuindo assim para diminuir a evasão escolar, um dos problemas enfrentados pelo Colégio.
- Melhor desempenho geral das turmas trabalhadas.
- O uso das mídias no material didático como TV pendrive, computadores e internet aproximam escola e os alunos da modernidade. Para muitos alunos, o único contato que possuem com os computadores é na escola.


Pontos Desfavoráveis:

- Com o atual modelo de horários das disciplinas é díficil controlar o tempo para o uso dos laboratórios de informática e exibição de filmes ( por esse motivo, optmos pelo de curta duração, no máximo 10 minutos).
- Não é  possível trabalhar no contra- turno. Há problemas com alunos que trabalham ou com vales-transporte escassos.
- Há dificuldade também em controlar o cumprimento do conteúdo do bimestre.
- É necessário ter muita experiência para não fugir do conteúdo proposto.



A tentativa de melhorar a qualidade do ensino na aprendizagem matemática nas escolas de ensino fundamental e médio de todo o país é uma prática constante entre os educadores e a comunidade escolar.




https://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:l1Mh-9rr6-YJ:www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1416-8.pdf+hist%C3%B3ria+da+matem%C3%A1tica+um+recurso+a+ser+utilizado+nas+aulas+de+matem%C3%A1tica&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEESgyZG0cgDz4iAYQfpQ9EmwSSA6iUHuQ64TY5DN6n2DUPNNRb9ogeJMootvQ4Rcn2UhrwlpfmRIi8tvErOVWoErIRk_nJfkSfnFPuYELH2TubXxJAVhe-VMELa_REnQoKWMctym_&sig=AHIEtbTfOeJFMo4aXkQCw_rZam_Eq92C2g&pli=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário