quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Funções

Contexto histórico


Hoje na História: 1716 - CRIADOR DA FUNÇÃO MATEMÁTICA, VON LEIBNIZ
MORRE EM HANOVER


Filósofo, cientista, matemáticos diplomata alemão é considerado, ao lado de Newton, um dos  pais do cálculo matemático.
Gottfried Wilhelm Von Leibniz, filósofo, cientista, matemático e diplomata alemão, morre em Hanover em 14 de novembro de 1716. A ele é atribuída a criação do termo " função" (1694), que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva, como, por exemplo, a inclinação ou um ponto qualquer nela situado. É creditado a Leibniz e a Newton o desenvolvimento do cálculo moderno, em particular a integral e a regra do produto.
Demonstrou genialidade também nos campos da lei, religião, política, história, literatura, lógica e metafísica. Por tudo  isso é considerado uma das grandes figuras da civilização europeia.
Von Leibniz produziu uma obra filosófica de primeiro plano, fez diversas descobertas em física, construiu uma máquina de calcular superior a de Blaise Pascal, interessou- se pela lógica, pela numeração binária, foi um dos dois fundadores da análise matemática, realizou estudos jurídicos e cumpriu numerosas missões diplomáticas.
Contrariamente à imensa maioria dos matemáticos, Leibniz chegou tarde às matemáticas, aos 26 anos, por ocasião de uma estada em Paris em 1672.
Muito rápido, porém, tornou- se um mestre.
A partir de 1675, num manuscrito datado de 21 de novembro, inventa os símbolos dx, um S da palavra latina summa, estabelece as primeiras regras da derivação e da integração. Cria a análise matemática ou cálculo infinitesimal, que se mantém até hoje no programa de matemática dos colégios.
A partir de 1684, Leibniz publica as bases de seu novo cálculo na revista que fundara em Leipzig, as Acta  Eriditorum, ou Atlas dos Eruditos. Os resultados são inumeráveis e marcantes, apesar de alguns erros. Um dos mais importantes é o Teorema Fundamental da Análise, a saber, que derivação e integração são operações ( sobre as funções) sempre inversas uma à outra. A própria expressão - função - é devida a Leibniz.
Em seu novo cálculo, teve seguidores que logo o desenvolveram e o difundiram, entre os quais se encontram

Nenhum comentário:

Postar um comentário