quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Transposição Didática

O que é Transposição didática

   A transposição didática é um "instrumento" pelo qual analisamos o movimento do saber sábio ( aqueles que os cientistas descobrem) para o saber a ensinar (aquele que está nos livros didáticos) e, por este, ao saber ensinado (aquele que realmente acontece em sala de aula).
   O termo foi introduzido em 1975 pelo sociólogo Michel Verret e rediscutido por Yves Chevallard em 1985 em seu livro La Transposition Didactique, onde mostra as transposições que um saber sofre quando passa do campo científico para o campo escolar.
   Chevallard conceitua "Transposição Didática" como o trabalho de fabricar um objeto de ensino, ou seja, fazer um objeto de saber produzido pelo "sabio" ( o cientista) ser objeto do saber escolar .
   Segundo Chevallard, a Transposição Didática é entendida como um processo no qual um conteúdo do saber que foi  designado como saber a ensinar sofre, a partir daí, um conjunto de transformações adaptativas que vão torná-lo apto para ocupar entre os objetos de ensino. O trabalho que transforma um objeto do saber a ensinar em um objeto de ensino é denominado Tranposição Didática.

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