quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Construtivismo

Construtivismo

Segundo Jean Piaget , o pensamento infantil passa por quatro estágios, desde o nascimento até o início da adolescência , quando a capacidade plena de raciocínio é atingida. Assim, a criança constroí o conhecimento a partir de suas descobertas, quando em contato com o mundo e com os objetos. Por isso, não adianta ensinar a um aluno algo que ele ainda não tenha condições intelectuais de absorver. Ou seja, o trabalho de educar não deve se limitar a transmitir conteúdos, mas a favorecer a atividade mental do aluno. Por isso, importante é não apenas assimilar conceitos , mas também gerar questionamentos, ampliar as ideias.

Onde está o foco: no aluno e em suas operações mentais.

Qual é o papel do Professor: observar o aluno , investigar quais são seus conhecimentos prévios,seus interesses e, a partir dessa bagagem, procurar apresentar diversos elementos para que o aluno construa seu conhecimento. O professor cria situações para que o aluno chegue ao conhecimento.

Come se aprende: experimentando , vivenciando .

Como se introduz um novo conceito: para falar em multiplicação,por exemplo, o professor pode apresentar uma sequência de somas,até que o aluno chegue ao conceito da multiplicação . Nada de decorar tabuada. Ou , para apresentar formas geométricas,o professor dará aos alunos vários materiais,eles farão desenhos e observarão figuras até perceberem o círculo, o quadrado, o triângulo e etc.

Quais são os reflexos na sala de aula: há menos interferência do professor, que respeita as fase do aluno e procura corresponder aos seus interesses. As salas têm mais objetos para manusear,mais material,como blocos lógicos, figuras, etc. As correções não acontecem de modo imediato, pois os erros são considerados parte do processo de aprendizagem .

Que tipo de indivíduo espera-se formar: pessoas com autonomia . Gente que interage com o meio , que tem ideias próprias é capaz de criar, com  uma visão particular do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário