quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Um cuidado na escolha do livro didático de Matemática

                                  Introdução

O papel que o livro didático vem desempenhando faz com que nós professores faça uma análise cuidadosa,pois é ele que contribui para o processo ensino e aprendizagem,e muitas vezes é o único suporte que os professores têm para preparar suas aulas.Segundo Varizo (1999),o livro didático exerce grande influência sobre o processo de ensino aprendizagem,na medida em que a partir dele o professores seleciona os conteúdos que serão ministrados e a maneira como serão abordados esses conteúdos.

Um pouco da história do Livro Didático de Matemática

1 editora brasileira foi a impressão Régia do Rio de Janeiro
1 livro publicado Elementos de Geometria
Tradutor:Manoel Ferreira Guimarães (1777-1738)
Os primeiros livros didáticos de matemática foram utilizados para a formação dos alunos da academia militar
do Rio de Janeiro

O Livro Didático de Matemática

O uso de livros Didáticos de Matemática é tema frequente nos trabalhos em Educação Matemática.Por ser o livro didático um dos mais importantes componentes do cotidiano escolar em todos os níveis de ensino,acredita-se que sua análise pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem.
No Brasil a preocupação com os livros didáticos se inicia com a Legislação do Livro Didático,criada em 1938 pelo Decreto-Lei 1006 (Franco,1992).O ministério da educação e cultura (MEC) criou várias comissões para a avaliação dos livros didáticos.
Os professores utilizam o livro como o instrumento principal que orienta o conteúdo a ser administrado,a sequência desses conteúdos, as atividades de aprendizagem e avaliação para o ensino.

Bibliografia:

A escolha do Livro Didático de Matemática
GT01-Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

Juliana Volcanoglo Biehl-ULBRA (Canoas)
Prof.Dr.Arno Bayer-ULBRA (canoas)

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