terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Material Dourado-Montessori



O Material Dourado Montessori destina-se a atividades que auxiliam o ensino e a aprendizagem do sistema de numeração decimal-posicional e dos métodos para efetuar as operações fundamentais (ou seja, os algoritmos).
No ensino tradicional, as crianças acabam "dominando" os algoritmos a partir de treinos cansativos, mas sem conseguirem compreender o que fazem. Com o Material Dourado a situação é outra: as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão. Obtém-se, então, além da compreensão dos algoritmos, um notável desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável.
O Material Dourado faz parte de um conjunto de materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori.
 
O material Dourado Montessori

O mateiral Dourado ou Montessori é constituído por cubinhos, barras, placas e cubão, que representam:
Observe que o cubo é formado por 10 placas, que a placa é formada por 10 barras e a barra é formada por 10 cubinhos. Este material baseia-se em regras do nossso sistema de numeração.
Veja como representamos, com ele, o número 265:
Este material pedagógico, confeccionado em madeira, costuma ser comercializado com o nome de material dourado. Você pode construir um material semelhante, usando cartolina. Os cubinhos são substituídos por quadradinhos de lado igual a 2 cm, por exemplo. As barrinhas são substituídas por retângulos de 2 cm por 20 cm a as placas são substituídas por quadrados de lado igual a 20 cm.
Embora seja possível representar o milhar, vamos evitá-lo trabalhando com números menores.
Damos a seguir sugestões para o uso do Material Dourado Montessori.
As atividades propostas foram testadas e mostraram-se eficazes desde a primeira até a quinta série. Muitas delas foram concebidas pelos grupos de alunos, recomendando-se que os grupos não tenham mais do que 6 alunos.
O professor, com o conhecimento que tem de seus alunos, saberá em que série cada atividade poderá ser aplicada com melhor rendimento. Várias das atividades podem ser aplicadas em mais de uma série, bastando, para isso, pequenas modificações.
Utilizando o material, o professor notará em seus alunos um significativo avanço de aprendizagem. Em pouco tempo, estará enriquecendo nossas sugestões e criando novas atividades adequadas a seus alunos, explorando assim as inúmeras possibilidades deste notável recurso didático.
 
 




 

O Material Dourado Montessori

2 comentários:

  1. i Gi, tudo bem?

    Trabalhei muito com o material dourado quando lecionava nas séries iniciais, principalmente com a galerinha do primeiro ano, que aliás, são os meus prediletos. Dá para aprofundar o ensino do campo aditivo de forma muito mais dinâmica com os alunos.

    Parabéns pelo Blog! Você já é uma grande professora, o Brasil precisa mesmo de pessoas como você, tenho orgulho de ser companheira de profissão.

    []s

    Cris =D

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris td otimo sim,concerteza sim sempre quando envolvemos jogos no ensino-apredizagem desde que de forma correta pode sim dar certo,bom eu tenho pouco a falar dos pequenos,mas na epoca do meu estagio que fiz de 1 a 4 serie foi fantastico,pena que as professoras "odiavam" matemática e pouco faziam uso de recursos muito bons como o material dourado.Que bom que você gostou do blog,fico feliz

    ResponderExcluir