quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Laboratório do Ensino de Matemática (LEM)

1- O que é um Laboratório de Matemática?

   O Laboratório de matemática pode ser visto como um espaço de construção do conhecimento,de forma individual ou coletiva. Nesse espaço,professores e alunos podem dar expansão à sua criatividade,dinamizar o trabalho e enriquecer as atividades de ensino-aprendizagem,tornando o processo muito mais dinâmico,prazeroso e eficaz.

2- Objetivos do Laboratório de Matemática

   -Estimular o prazer pela matemática;
   -Estimular o aluno a pensar ativamente;
   -Demonstrar concretamente conceitos e teoremas matemáticos;
   -Construir raciocínio lógico e dedutivo;
   -Aprender geometria de forma prazerosa;
   -Desenvolver no aluno a visão espacial;
   -Explorar formas geométricas e suas dimensões;
   -Estimular a atenção e a concentração;
   -Promover a interação entre alunos.

3-O papel do Professor no Laboratório de Matemática

   -Considerar o Laboratório de Matemática um espaço de ensino-aprendizagem;
   -Estimular o aluno a pensar ativo,criativo e autonomamente,atuando como mediador entre o aluno e o  
    conhecimento;
   -Estimular o processo contínuo de exploração do laboratório;

4-Como montar um Laboratório de Matemática

   -Disponibilizar um espaço físico no colégio;
   -Transformar o local numa sala-ambiente de conhecimento matemático;
   -Dispor de diversos materiais didáticos (que podem ser construídos com matérias recicláveis pelos
    próprios alunos);

5-Materiais didáticos quem compõem um Laboratório de Matemática

   -Ábaco educativo,material dourado,Tangram,Origame e dobraduras geométricas,discos de fração
   -Sólidos ou módulos geométricos,Jogos populares (damas,dominó,xadrez);quebra-cabeças
   -Computadores com software educativos,Torre de Hanói

6-Atividades que podem ser desenvolvidas no Laboratório de Matemática

   -Aulas dinâmicas,oficinas de matemática,Feiras de jogos matemáticos,Apresentações de palestras,gincanas
   -Mini-cursos,aula de reforço escolar,campeonatos de xadrez,dama,resta 1 e outros jogos.

7-A importância do LEM na Formação do Professor

   O LEM é um espaço que pode propiciar ao acadêmico a exploração,a criação de objetos,conceitos e demonstrações,proporcionando ao aluno uma melhor compreensão de conceitos através da realização de experimentos.
   Para Lorenzato ( 2006,p.5),existem diferentes concepções do que é um laboratório de matemática.Pode-se dizer que é um espaço onde os alunos podem produzir materiais,criar e desenvolver conhecimentos,sanar dúvidas e curiosidades sobre algum conteúdo matemático.


Bibliografia:

http://www.reisdofaroeste.com.br/pacoca/artigo_laboratoriodeensinodematematica.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário