domingo, 16 de janeiro de 2011

Avaliação da Aprendizagem

Avaliação

é a parte final do processo de ensino,iniciado com o planejamento do curso.Cabe a nós professores darmos uma melhor atenção,é através dela que se chega a conclusão sobre a utilização ou não dos esforços despendidos,pelo professor e aluno.Na avaliação o que importa é adquirir espírito crítico e ser capaz de resolver por si as dificuldade que se lhe apresenta,seja qual for.

Definição de Avaliação segundo Perrenoud

A avaliação da aprendizagem,é um processo mediador na construção do currículo e se encontra intimamente relacionado à gestão da aprendizagem dos alunos.
Na avaliação da aprendizagem,o professor não deve permitir que os resultados das provas periódicas,geralmente de caráter classificatório, sejam supervalorizados em detrimento de suas observações diárias,de caráter diagnóstico.

Definição de avaliação  segundo Cipriano Carlos Luckesi

A avaliação que se prática na escola é a avaliação da culpa,ou seja se o aluno vai mau na avaliação tenta-se culpar o professor ou até mesmo o próprio aluno. Aponta, ainda, que as notas são usadas para fundamentar necessidades de classificação de alunos,onde são comparados desempenhos e não objetivos que deseja atingir.

Tipos de Avaliações

-Avaliação Diagnóstica
1-Usada no início do processo,para verificar:
    .Conhecimento dos alunos;
    .pré-requisitos que os alunos apresentam;
    .particularidades dos alunos;

-Avaliação Formativa
2-Aplicada ao longo do processo ensino/aprendizagem. São os seguintes os propósitos da avaliação formativa:
   .informar o professor e o aluno sobre o rendimento da aprendizagem,e
   .localizar as deficiências na organização de ensino.

-Avaliação final
3-É nela que serão tomados os dados que farão parte do panorama final da situação de aprendizagem alcançada pelos alunos. Com isso, serve como informação para se reavaliar  o que foi planejado,por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário