sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Jogo Torre de Hanói

A Torre de Hanói é um quebra-cabeça que consiste em uma base contendo três pinos, em um dos quais são dispostos alguns discos uns sobre os outros, em ordem crescente de diâmetro, de cima para baixo. O problema consiste em passar todos os discos de um pino para outro qualquer, usando um dos pinos como auxiliar, de maneira que um disco maior nunca fique em cima de outro menor em nenhuma situação. O número de discos pode variar sendo que o mais simples contém apenas três.
A Torre de Hanói tem sido tradicionalmente considerada como um procedimento para avaliação da capacidade de memória de trabalho, e principalmente de planejamento e solução de problemas.




Origens
Edouard Lucas teve inspiração de uma lenda para construir o jogo das Torres de Hanói. Já seu nome foi inspirado na torre símbolo da cidade de Hanói, no Vietnã.
Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida diz respeito a um templo Hindu, situado no centro do universo. Diz-se que Brahma supostamente havia criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Brahma ordenara-lhes que movessem todos os discos de uma estaca para outra segundo as suas instruções. As regras eram simples: apenas um disco poderia ser movido por vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Segundo a lenda, quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo desmoronar-se-ia e o mundo desapareceria.

Aplicação Prática
A Torre de Hanói pode ser trabalhada em nivel médio,utilizando os conceitos de Progressão Geométrica e Funções exponenciais,o ultimo conceito é alvo de minha pesquisa para o TCC,que darei inicio ano que vem,pretendo postar aqui meu trabalho,para que colegas possam usufluir da aplicação desse jogo educativo em sala de aula,pretendo criar uma sequencia didatica com o uso desse jogo..Aguardem este imperdível o trabalho!!!!!

Obs:A torre de hanói pode ser construida por seu alunos com materiais recicláveis,em breve colocarei aqui no blog um modelo de construção...

Nenhum comentário:

Postar um comentário